Dicas simples para cuidar melhor das suas roupas
No momento de comprar uma peça é interessante pensar em como vai ser pra cuidar dela e prolongar o seu tempo de uso. Afinal, sabemos que a moda é cíclica e modelos antigos podem voltar a qualquer momento.
Cuidar das nossas peças não exige um trabalho complicado.
Separamos aqui algumas dicas básicas, daquelas que é passada de geração pra geração, que você vai querer aderir também.
1. Temperatura
Tome cuidado com temperaturas muito altas. Lavar roupas em baixa temperatura acaba não só economizando energia e dinheiro, mas também prologando a durabilidade daquela peça e tecido.
2. Leia as instruções na etiqueta de composição
A etiqueta de composição é aquela etiqueta que acompanha sua peça com todas as instruções de lavagem e informações dos materiais. E para te ajudar na leitura daqueles símbolos, segue abaixo um guia com os significados de cada um:
3. Momento da lavagem
Agora vamos te contar uma coisa, mas não se assuste... A gente não precisa lavar nossas peças com tanta frequência! Para as roupas que você decidiu usar apenas uma vez, é uma boa deixá-las ao ar livre pra respirarem. E quando rolar uma mancha localizada, tente resolver o problema com um removedor de manchas, ao invés de tacar a blusa toda na máquina de lavar.
E por último, usar sabão líquido e lavar a peça do avesso é melhor para evitar desbotamento e não agredir tanto o tecido.
4. Tirando o amarelado
Essa dica vai ajudar a preservar suas roupas brancas.
Faça uma pré-lavagem com a mistura de água, sabão liquido (de sua preferência) e bicarbonato de sódio. A quantidade vai depender de quantas peças você deseja lavar.
Esquente um pouco a água e acrescente os demais ingredientes. Coloque a roupa dentro da solução e deixe de molho por volta de 4 horas. Após esse período, esfregue e coloque a peça para lavar no ciclo da máquina de seu costume.
5. Secagem
O clima brasileiro favorece a secagem natural das roupas. O vento e a luz do dia, seja no sol ou na sombra, são melhores para suas peças do que a ação de uma máquina secadora, que pode estragar peças mais delicadas e encolher tecidos de fibra sintética quando expostos à alta temperatura.
Camisetas, por exemplo, que tem alguma estampa com mais cores, o ideal é não ficar muito tempo exposto ao sol para não desbotar os detalhes.
6. Guardando tudo direitinho
Na hora de organizar suas peças no guarda-roupa, fique atente nos tecidos que esticam e pesam para baixo. Esses não devem ser pendurados e a melhor opção é guardá-los dobrados.
Gostaram das dicas? Tem mais alguma para dar pra gente? Deixa nos comentários no nosso Instagram: @sabassi.co !