8 DICAS NA PRÁTICA PARA EVOLUIR NO AMOR-PRÓPRIO
Uma prática da Sabassi é inspirar sua melhor versão e trazer ferramentas para você se libertar!
Esses dias me deparei com um artigo incrível da Alison Rachel Stewart, artista e criadora de Recipes For Self-Love, uma iniciativa colaborativa que celebra hábitos e práticas para o autocuidado e o bem-estar. E decidi compartilhar alguns tópicos com vocês e acrescentar os meus.
Inicialmente, podem parecer óbvios, mas se questione, se de verdade, você aplica em sua vida:
1. Pare de se comparar com os outros
Somos socializados para sermos competitiv@s, o que acaba caindo no limbo da comparação.
Mas é preciso virar a chavinha e entender que cada pessoa é tão única com seu tempo e história que essa discussão nem deveria existir.
O que ajuda muito a viver sem a comparação desnecessária é deixar de seguir nas redes sociais pessoas que tem uma realidade muito destoante da nossa, e passar a acompanhar perfis mais humanos e que nos inspiram de fato.
2. Permita-se cometer erros
Ouvimos repetidamente "ninguém é perfeito, todo mundo comete erros". Mas na prática a pressão externa e interna para nunca falhar estão sempre ali..
Se dê uma folga, se perdoe, abrace seu passado! Escrever sobre seus erros e o que aprendeu com eles, irá impulsionar uma reflexão para nossa evolução pessoal.
3. Não tenha medo de se livrar de pessoas tóxicas
Nem todos assumem a responsabilidade pela energia que colocam no mundo. Se há alguém que está trazendo toxicidade para sua vida e não assume essa responsabilidade, isso pode significar que você precisa se afastar dessa pessoa. Não tenha medo de fazer isso. É libertador e importante, embora possa ser doloroso. Vale lembrar que relações tóxicas podem ser amorosas, profissionais, familiares ou de amizade.
Proteja sua energia. Não é rude ou errado afastar-se de situações ou da companhia de pessoas que o estão te esgotando.
4. Compreender seus medos
Assim como errar, sentir medo é natural e humano. Não rejeite seus medos - compreenda-os. Este exercício saudável pode realmente ajudar na sua saúde mental. Interrogar e avaliar seus medos o ajuda a obter clareza e a desmascarar questões em sua vida que o estavam causando ansiedade.
Sabe aquela frase: "vai com medo mesmo"? Então, na prática ela pode fazer muito sentido.
5. Proponha "dates consigo mesm@"
Encontrar um momento para descomprimir e fazer coisas exclusivamente para você, da forma que você gosta, deveria ser um hábito de todes.
Entramos em um ritmo onde quase sempre estamos servindo ao outro de uma forma até automática. Então, separar esse tempo para cuidar de si mesm@ é essencial para, literalmente, potencializar o amor-próprio. Coloque-se em primeiro lugar!
6. Exercite a ousadia em público
Adquira o hábito de falar o que pensa. Ousadia é como um músculo - cresce à medida que você a exercita. Não espere permissão para sentar à mesa. Junte-se à conversa. Contribua com seus pensamentos. Aja e saiba que sua voz é tão importante quanto a de qualquer outra pessoa.
7. Lembre-se de que seu valor não está na aparência do seu corpo
Isso é fundamental! Muitas coisas no mundo querem distraí-lo dessa verdade poderosa. Às vezes, até seu próprio sexismo internalizado afirma seus pensamentos de inadequação. Você é valios@ porque você é você, e isso não tem nada a ver com a estética do seu corpo.
Então, vista o que faz você se sentir bem. Se for muito ou se for pouco, vista o que te deixa confiante, confortável e feliz. E pratique se olhar, se conhecer cada vez mais detalhadamente diante do espelho.
8. Faça terapia!
Por último, mas nunca menos importante, conversar com um/uma profissional ajuda a identificar aspectos negativos da vida que podem, e provavelmente estão, atrapalhando nesse processo de libertação e amor-próprio. Afinal, é um processo que leva tempo e muita maturidade.
Não tenha receio de pedir ajuda, cuidar da nossa saúde mental é base para o selflove!
Com paciência vamos longe...
Mesmo que você não se sinta particularmente poderos@, pense no quão longe você chegou. E seja paciente consigo mesm@. O amor-próprio pode não acontecer da noite para o dia. Mas com o tempo, ele se instalará em seu coração.